Este é o seu guia para melhor desfrutar da sua estadia em Montalegre. 
O concelho de Montalegre dispõe de uma grande variedade de pontos turísticos bem como datas anuais que não vai querer perder. 

Pontos de Interesse

A vila de Montalegre fica localizada no Norte de Portugal, a poucos quilómetros de Espanha . Parte do seu território pertence ao Parque Nacional Peneda Gerês que contempla o visitante com paisagens em estado puro, as águas límpidas das cascatas e lagoas.
Aqui encontramos a qualidade associada à preservação do meio ambiente, da cultura local e, por consequência, a qualidade dos seus recursos endógenos que são um dos pilares para a excelência gastronómica que a restauração apresenta.

Quem vem a Montalegre, a visita obrigatória é à sala de visitas da vila, o seu castelo edificado por D. Afonso III que atribuiu em 1273 o foral ao concelho, assinalando em 2023, 750 anos.
Neste núcleo central, encontramos um projeto na vertente turística: O Ecomuseu de Barroso, Espaço Padre Fontes, Todos os pontos turísticos de Monatelgre juntos constituem uma bussola para conhecer a essência de uma região que se projeta à escala internacional.

O legado que contempla estes 750 anos como concelho, tem na sua génese um património valioso, outrora palco dos grandes momentos que Portugal e a Europa viveram. Como, por exemplo, a Ponte da Misarela (em Ferral) que faz fronteira com Vieira do Minho. Uma ponte que “foi contruída pelo Diabo” com uma lenda que ainda hoje se celebra.

Ao ficar alojado na Belas Vistas de Montalegre facilmente pode visitar a Albufeira do Alto Rabagão. Aqui, poderá vislumbrar a aldeia que foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal: Vilarinho de Negrões.

Sexta-Feira 13

Dizem que a Sexta-feira 13 dá azar, nós atrevemo-nos a dizer que assim será para quem não participar nesta festa. Sempre que a Sexta casa com o 13, Montalegre veste-se a rigor e transforma-se naquele que foi considerado: O melhor evento de rua de Portugal! Bruxas e bruxedos à solta pela vila, restaurantes decorados a preceito e à meia-noite a queimada.

Na terra das Bruxas, a festa tem outro compromisso no calendário, no último dia de outubro, em Vilar de Perdizes é mesmo um 31. “Elas andam aí”.

Gastronomia

O ano começa com a Feira do Fumeiro e a excelência do Cozido à Barrosã, disponível nos meses frios. O presunto, a alheira, a chouriça, o pão centeio, o mel e o vinho são ingredientes que apelam ao paladar. Igualmente irrepreensível é a carne Barrosã, ou a carne dos bovinos cruzados dos lameiros de Barroso ou o cabrito.

Quando estiver na região faça download da app para encontrar os melhores restaurantes onde provar os petiscos, aqui.

Guia de Festividades

O ano inteiro tem uma panóplia de atividades que dinamizam o território e que catapultam turisticamente uma região rica em ofertas.
Da Feira do Fumeiro, que acontece em Janeiro, às Sextas-feiras 13, encontramos propostas muito complementares entre si: O Campeonato do Mundo de Rallycross que traz o expoente máximo deste desporto automóvel ao Circuito Internacional de Montalegre num espetaculo de adrenalina e projeção mundial.

A terceira serra maior de Portugal, fica localizada neste concelho que já recebeu a prova do Mundo de Parapente e continua a ser parte integrante das calendarizações de provas nacionais, ibéricas ou mundiais.

Nas romarias de verão encontramos eventos que estão intimamente ligados com aspetos que distinguem este território dos demais, como os concursos pecuários de Gado de Raça Barrosã. Depois, de Abril até Agosto acontece o Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã, um espetáculo único e imperdível.
O município, também apresenta anualmente uma programação cultural digna de consulta e participação por parte de quem nos visita.

Pode, também, ver mais informações sobre a cultura local, as datas comemorativas e os locais a visitar aqui.